Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
Profa. Gislene Farias de Oliveira
nation2.com

Como se faz uma Resenha?

 

(Por Gislene Farias de Oliveira)

 

É comum professores solicitarem aos seus alunos a leitura seguida de uma Resenha sobre um determinado livro ou texto, mas como fazer um trabalho deste tipo?

 

Uma Resenha é um texto em forma de síntese, que tenta, através das palavras do leitor, expressar a opinião do autor sobre um determinado fato ou situação.

 

O objetivo da Resenha é informar outros leitores, de maneira geral, sobre o conteúdo e idéias principais da obra. Trata-se de uma síntese, onde o resenhista pode expressar também, sua opinião crítica sobre os pontos citados.

 

No entanto, sendo um gênero necessariamente breve, pode-se cair no erro de ser muito superficial. O texto deve mostrar ao leitor as principais características do assunto desenvolvido,  sejam elas boas ou ruins, argumentando em determinados pontos. Deve-se evitar de usar expressões na primeira pessoa tais como:  “Eu gostei” ou “Eu não gostei”.

 

Uma Resenha escrita de maneira acadêmica apresentam algumas formas que precisam ser consideradas:

 

Em primeiro lugar, é preciso identificar a obra e o autor  sobre o qual se pretende escrever.  Em seguida é necessário uma apresentação da obra, descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado; Deve-se comentar cada um dos capítulos, contribuindo no final com sua opinião, se possível fazendo comparações com a opinião de outros autores. O ideal é usar não mais que três parágrafos nesta fase de opinião crítica, porém não há regras para este caso.

 

Na sequência, seria interessante recomendar a obra, isto é, descrever para quem ou qual público ele seria realmente útil. Pode-se no final, comentar mais alguma coisa sobre a vida do autor, outras obras de sua autoria, etc.

 

Por fim, o resenhista deve identificar-se com seu nome, informando alguma qualificação sua. Por exemplo: Paulo Roberto da Silva, acadêmico de Direito da UFPE.

 

Fazer uma resenha pode parecer fácil à primeira vista, mas é preciso cuidado, pois haverá uma exposição da obra e do seu autor para um público.

 

As resenhas devem servir como um guia para os apreciadores da literatura e da arte de uma maneira geral. É uma ferramenta essencial para acadêmicos que precisam selecionar grandes quantidades de conteúdos em pouco tempo.

 

Pode-se encontrar outras informações sobre resenhas no site: http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php

comunidades.net
comunidades.net
Criar um Site Grátis    |    Crear una Página Web Gratis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net