Profa. Gislene Farias de Oliveira 

Total de visitas: 106971
 
Alimentação Antioxidante

 

Os 4 pilares da alimentação antioxidante
Por: Conceição Trucom  

Primeiro pilar: SAÚDE COM CONSCIÊNCIA

A conquista da saúde plena requer de cada um a sua parcela de busca pela informação e autoconhecimento.

Costumo dar pouca fé para tabelas, classificações rígidas dos seres humanos por tipos, dietas milagrosas, insumos alimentares fantásticos e tudo o que nos é impingido sem muitas explicações ou esclarecimentos.

Cada pessoa é única e apresenta necessidades energéticas diferenciadas (nutrição), a cada momento de sua vida. Portanto, quando estou grávida tenho uma necessidade nutricional, quando mudo de emprego outra, quando estou de férias outra, quando tenho 20 anos outra, quando tenho 30 outra; e assim sucessivamente.

O sábio é que cada Ser humano se informe, estude, esclareça, traga para a consciência não só conhecimentos sobre os alimentos, mas sobre o seu corpo, o metabolismo humano, suas necessidades básicas, como também se autoconheça para dar ao seu corpo (ao seu Ser) aquilo que ele realmente necessita e melhor aproveita.

O Ser humano nasceu para ser longevo e jamais doente. Longevidade com qualidade de vida é o propósito desta experiência evolutiva. O corpo físico é o suporte desta experiência.

A Alimentação Desintoxicante tem como pilar constantemente ativo, a força de muita informação clara e objetiva, para trazer consciência, motivação e a possibilidade de cada indivíduo usá-las como poderosos instrumentos de criação e manutenção da sua própria saúde e harmonia.

Num mundo onde os interesses econômicos predominam muitas vezes sobre a ética e a moral, aquele que não estuda, pesquisa e informa-se, fatalmente será uma vítima vulnerável a doenças, distúrbios e desequilíbrios.

Segundo pilar: BAIXO CUSTO – MÁXIMO BENEFÍCIO

A vida é simples, nós é que a complicamos, quando valorizamos prazeres absurdos, grandiosidades e sofisticações.

A natureza nos fornece tudo o que precisamos para uma vida equilibrada e saudável. Valorizar o natural é amoroso e sábio.

A modernidade nos faz esquecer dos valores da natureza que, com sua simplicidade, está sempre deixando registros de seus reais efeitos positivos na humanidade.

Estamos falando das frutas, folhas, raízes, legumes, sementes, brotos e flores. Tudo isso enche nossos carrinhos e geladeiras, sem contudo esvaziar nossos bolsos como os alimentos industrializados, as carnes e todos os enfeites que o capitalismo selvagem faz questão de nos seduzir e vender.

Esvaziamos nossos bolsos também quando ficamos doentes, desequilibrados, compulsivos, viciados, envenenados, intoxicados.
A Alimentação Desintoxicante incentiva o consumo dos alimentos naturais, nutritivos e que ativam a vida para trazer o máximo benefício da saúde, vitalidade, inteligência plural e equilíbrio emocional. Nutrição verdadeira, que mantém e perpetua a vida, gerando, portanto, saúde.


Terceiro pilar: VERSATILIDADE

O principal objetivo da Alimentação Desintoxicante é provocar/facilitar a LIMPEZA e LUCIDEZ para poder gerar a tão necessária INDEPENDÊNCIA, LIBERDADE DE ESCOLHA e LIBERDADE DE AÇÃO, quesitos básicos que irão possibilitar o verdadeiro CRESCER.

E este objetivo começa com o esclarecimento das várias formas que cada indivíduo pode ter de acessar esta limpeza. Não existem regras complicadas, nem grandes elaborações.

A única exigência básica desta dinâmica alimentar é a prática do BANHO INTERNO DIÁRIO a ser praticado em jejum. Tudo o mais é deixado por conta das possibilidades e condições de vida da pessoa.

Todos podem e devem praticar este BANHO INTERNO DIÁRIO, porque não importa a idade, raça, classe social ou cor; todos precisam ser livres para poder crescer.


Quarto pilar: PRATICIDADE

A humanidade está cercada de regras e obrigações. O tempo está curto para atender a tantas demandas. Hoje só aceito coisas novas em minha vida se elas forem práticas, simples e objetivas. Caso contrário não me servem. A Alimentação Desintoxicante tem a magia de ser extremamente simples e prática.

Levantou, vai na cozinha e toma o suco desintoxicante. Ou seja, liquidificador e/ou centrífuga sempre na bancada.

Não tem nada na geladeira? Não deu tempo de ir à feira? Ótimo, não vou deixar de tomar o meu banho interno diário. Espremo um limão (ou uma laranja, ou os 2 juntos) em meio copo de água e pronto.

Por último: não tenho nada em casa? Ou estou com preguiça total? Então tomo um copo de água. Logicamente que somente água não irá dar nutrição vital e volume fecal, mas não deixei de tomar o banho interno diário.

A Alimentação Desintoxicante é tão simples que posso continuar praticando-a mesmo estando em viagem, na rua ou na casa de amigos.

Enfim, existem muitos motivos e facilidades para praticar a Alimentação Desintoxicante. Meu convite é: comece ontem a tomar o seu prazeroso e saudável BANHO DIÁRIO INTERNO.

Com uma semana de prática já são evidentes os resultados: mais vitalidade e disposição, melhor sono, agilidade mental e memória, intestinos mais ativos, visão mais clara, vontade de colocar as coisas em dia, enfim, mais vontade de viver e enfrentar os desafios do dia-a-dia.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, o bem-estar e a qualidade de vida.
Site: www.docelimao.com.br